sábado, 7 de fevereiro de 2009

Locais que conheci - Rio de Janeiro (I Parte)

Seguem os locais que eu conheci no Rio de Janeiro, nos últimos 10 anos (na ordem de visitas):

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Palácio do Catete
A última visita foi feita há quase dez anos. Na parte do jardim há um chafariz e eventualmente um grupo de pessoas praticando tai chi chuan. Só de observá-las gera uma paz de espírito.
Fonte: O Palácio do Catete
"A história do Palácio do Catete se confunde com a história política do Brasil. Mais do que um cenário privilegiado dos principais acontecimentos do país, o Palácio é uma espécie de personagem silencioso, sempre presente na nossa história, desde os tempos do Imperador D. Pedro II até a transferência da capital federal para Brasília, em 1960, quando se torna o Museu da República.
Em seus salões, casamentos e acordos foram celebrados, novos ritmos musicais foram lançados, receberam-se reis, príncipes, cardeais e presidentes, declararam-se guerras, tomaram-se importantes decisões políticas... Em seus quartos, crianças brincaram e presidentes morreram.
No Palácio a vida se fez história."
Ver mais em: RioTur - Palácio do Catete

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Casa França Brasil
Essa eu visitei duas ou três vezes. Ali (se não me falha a memória), já foi Correios, Casa da Justiça, e depois de ser um monte de coisas ficou vazio, e serve hoje para exibições.
Obs. De acordo com o website, a casa está fechada para obras de Outubro de 2008 a Abril de 2009.

Fonte: Fundação Casa França Brasil
"Da Praça à Casa conta a história de como a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro se transformou em Casa França-Brasil, seus personagens mais marcantes e informações sobre o projeto arquitetônico do prédio.
(...)
O edifício onde hoje funciona a Casa França-Brasil já foi palco de alguns eventos importantes de nossa história. Mandado erguer em 1819 por D. João VI ao arquiteto Grandjean de Montigny, integrante da Missão Artística Francesa, a obra, em si, já é um importante documento. É o primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro que, a partir daí, invadiu nossa cidade, tingindo o barroco de nossas florestas e de nossas casas coloniais de um tom cosmopolita, à moda européia. (...)"
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Centro Cultural Banco do Brasil
Visitei várias vezes, adorava assistir as exposições, algumas gratuitas. Uma das vezes com um guia turístico. Há uma maquete do prédio.

Fonte: CCBB Rio de Janeiro
"O Centro Cultural Banco do Brasil ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva(1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios. Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 20, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua Sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março , ainda em atividade. No final da década de 80 , resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela preservação do prédio ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, transformou-se em pólo multimídia e fórum de debates.

Com 17.000 metros quadrados, o CCBB integra muitos espaços num só, onde a arte está permanentemente em cartaz."
CCBB Rio de Janeiro
RioTur Centro Cultural Banco do Brasil

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Igreja de São José
Entrei umas quatro vezes, uma delas foi um belíssimo casamento. Outra com um guia turístico.
Ver mais em: Turismo, fé, história e a arte nas igrejas do Rio de Janeiro
Centro - Rua Primeiro de Março e suas igrejas

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Nenhum comentário:

Postar um comentário