segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Locais que conheci - Rio de Janeiro (III Parte)

- Jardim Botânico
Um oásis no meio dos prédios! Há um jardim sensorial onde podemos tocar/cheirar as plantas! Eu considero isso o máximo! O orquidário e a parte dos cactos também é linda!

Fonte: Jardim Botânico
"Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde d. João VI.

Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.

Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater.

Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.

Vários naturalistas e administradores contribuíram para a trajetória do Jardim Botânico, como: Frei Leandro, Serpa Brandão, Cândido Baptista de Oliveira, Custódio Serrão, Karl Glasl, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, Campos Porto, João Geraldo Kuhlmann e o atual presidente Liszt Vieira."
Veja mais em: Folha Online - Turismo
Rio Tur - Jardim Botânico

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Arco dos Telles, Travessa do Comércio (Centro do Rio) e a casa onde Carmem Miranda viveu na fase adulta
Tem vários restaurantes onde os funcionários de empresas do centro aproveitam para relaxar no happy hour. É bem agradável, mas não aconselhável passar do horário do happy hour. A casa onde Carmem Miranda viveu hoje é um bar (meio feio, por assim dizer) com algumas fotos da mesma pela casa.

Ver mais em: Praça XV - Rio On
Arco dos Telles

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Pão de Açúcar
O bondinho é o pesadelo dos que temem altura. Ficar em uma caixa transparente olhando tudo por cima é terrivel. risos. Lindo e Maravilhoso porém terrível.
É composto por dois morros, o primeiro se chama Morro da Urca (onde acontecia o "Oi Noites Cariocas") e o segundo Pão de Açúcar.

Fonte: RioTur
"Dividindo a importância simbólica e turística com o Corcovado, são inquestionáveis a beleza e localização do conjunto Morro da Urca e Pão de Açúcar. O Morro da Urca é alcançado através do primeiro trecho do teleférico que sai da Praia Vermelha, percorrendo uma distância de 575 metros até a altura de 220 metros acima do nível do mar, de onde se tem uma belíssima vista de Botafogo e da baía de Guanabara. Dentre as atrações do Morro da Urca, destacam-se o heliponto, o restaurante panorâmico e o anfiteatro. Já o penhasco monolítico chamado Pão de Açúcar é terminal da viagem de 750 metros, alcançando uma altura de 396 metros. Do alto de seu mirante o visitante tem uma paisagem ímpar da baía, do Rio, de Niterói, das praias, lagoas e de algumas edificações históricas importantes como o Forte de Santa Cruz e a Ilha Fiscal.
Nas áreas de embarque e desembarque das estações Praia Vermelha e Pão de Açúcar, três plataformas foram implantadas para deficientes físicos e pessoas com dificuldades de locomoção."
Ver mais em: Bondinho do Pão de Açúcar
RioTur

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Corcovado
Ainda bem que agora temos escada rolante, haja folego para os sei-la tantos degraus. Mas vale a pena! Cuidado com os flanelinhas que cobram preços exorbitantes para "tomar conta" do seu carro. Dá para ir de carro particular até a entrada principal e depois pegar uma van, subir de táxi ou ir de trem (que é mais turístico).

Fonte: RioTur
"É um dos principais pontos turísticos do Rio, situado no Parque Nacional da Tijuca, com 710 metros de altura, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Lá está a estátua do Cristo Redentor com 30m de altura, mais 8m, que são da base do monumento onde há uma capela sob a invocação da Imaculada Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. O cardeal-arcebispo do Rio, Dom Eusébio Scheid, declarou como novo santuário do Brasil, o Monumento do Cristo Redentor. O acesso mecanizado à estátua conta com três elevadores panorâmicos e dois lances de escadas rolantes. Para os clientes dos Cartões Turismo Caixa (Visa e Mastercard) há um desconto de 20% no preço da passagem para visita ao monumento do Cristo Redentor.
Acesso:
- De trem: Estrada de Ferro Corcovado - Tel.: 2558-1329
Diariamente, a cada 30 minutos, das 8:30 às 18h30h, com parada também nas Paineiras.
No percurso de 3.820 metros de via férrea, pode-se apreciar dez jardins temáticos, com flores e plantas exóticas, espécies frutíferas e um jardim em homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx. O trajeto todo sinalizado, exibe vinte esculturas com temas folclóricos e religiosos.
- De carro: Informações Parque Nacional da Tijuca - Tel.: 2492-2252, 2492-2253
Via Cosme Velho pela Ladeira dos Guararapes, seguindo pela ladeira íngreme, à direita entrar na rua Conselheiro Lampréia até a interseção com a placa indicativa “Corcovado-Mirante”. Aí vire à esquerda já na Estrada das Paineiras e adiante, nova placa indica “Paineiras-Corcovado”. Subir até a interseção com a estrada do Mirante Dona Marta, continuar, mantendo-se à direita até o Largo das Paineiras. Lá continuar à esquerda pela Estrada do Corcovado, passando pela guarita do Ibama, e continuar até o alto do Corcovado, lá existem estacionamentos.
Obs.: os carros de passeio devem seguir somente até às Paineiras, onde existe estacionamento, e de lá, o visitante segue de van credenciada até o monumento."
Ver mais em: RioTur Corcovado
RioTur - Histórico da Construção
Trem do Corcovado
Projeto Cristo Redentor

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Um comentário:

  1. Lynna minha blog-friend queria tem selinho pra ti lá no blog ok???
    Bjãooooo
    FER

    ResponderExcluir