terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Locais que conheci - Rio de Janeiro (IV Parte)

- Quadra de Escola de Samba Salgueiro
Eu particularmente não gosto de samba, então para mim foi muiittto chato. Achei interessante os cinco primeiros minutos, mas depois foi tédio total... O camarote (que é caroooo) é um cubículo que cabem seis pessoas sentadas em duas fileiras. É calor e para comer tem que enfrentar uma mega fila confusa. No geral o pessoal é simpático. O legal não é ver as pessoas sambando e sim, a alegria delas, o sorriso de felicidade, como se estivessem no paraíso... e rir dos gringos e brasileiros tentando sambar e parecendo uns bonecos de corda toscos... heheheh

Ver mais em: Salgueiro

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Igreja da Candelária
Nossa é de tirar o folêgo diante de tanta beleza. Nas portas há flores e anjos esculpidos, tem vitrais e a abóbada central é maravilhosa. Só vendo...

Ver mais em: RioTur - Igreja da Candelária
Igreja da Candelária
Diário do Rio de Janeiro - Igreja da Candelária
Flickr Cláudio Lara - Igreja da Candelária (A foto é MARAVILHOSAAA!!!)
Igreja da Candelária por Rogerio Maciel

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Mosteiro de São Bento
Fui com guia turístico, é bem simples por fora mas por dentro é muito bonita. Pena que ainda não consegui assistir ao canto gregoriano.

Ver mais em: RioTur - Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

- Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (Fonte: Curiosidades Cariocas)
"Em 1743, vários moradores e comerciantes da Rua do Ouvidor ergueram um pequeno oratório dedicado à NªSª da Lapa dos Mercadores na esquina de uma casa, no trecho entre a Rua do Mercado e a Rua Direita (atual 1º de Março). Quatro anos mais tarde os comerciantes resolveram formar uma irmandade e construir uma igreja dedicada à NªSª da Lapa. Em 1747 foram lançadas as fundações e, em 1755 a estrutura estava pronta. Em 1766 prontificou-se a parte interna. Em 1862 a igreja sofreu uma grande remodelação que só terminou dez anos depois. Foram construídas uma nova entrada com três arcos neo-classicos tendo por trás, centralizada, a tôrre sineira. Durante essas obras, foi encontrado enterrado atrás da igreja um grande medalhão, em mármore de Lioz, representando a coroação de Nossa Senhora, provavelmente destinado à igreja da Ordem 3ª da Penitência, a quem pertencia o terreno, e que não o aproveitou. Foi então colocado na fachada principal, onde se encontra até hoje. Duas estátuas de santos, em mármore de Lioz, foram colocadas em nichos na fachada; uma terceira, representando a religião, foi posta na tôrre.

O interior, bastante colorido, possui talhas de Antônio de Pádua e Castro e trabalhos em estuque de Antônio Alves de Lima.

Quando da Revolta da Armada, um tiro disparado pelo encouraçado "Aquidabã" (em 25set1893) atingiu a torre, lançando ao chão a estátua. O fato de ter sofrido danos em apenas dois dedos, apesar da queda de mais de 25m de altura, foi considerado milagroso, razão pela qual tanto a estátua quanto o projetil estão guardados na sacristia.

A igreja fica na Rua do Ouvidor, 35"
Veja mais em: Flickr Claudio Lara
RioTur
Igrejas do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

2 comentários:

  1. Tem um selinho pra vc no meu blog!
    http://garotasdesorte.blogspot.com/2009/02/selinho-joia.html
    beijoks!

    ResponderExcluir
  2. Lynnaaaaaaa, tem mais selinhos pra ti lá no blog viu flor!!
    Bjãooooooooooooooooooo
    FER

    ResponderExcluir